No município de Ariquemes 87% da população tem acesso a água potável, a estimativa é que nos próximos anos seja alcançado 100% de cobertura, proporcionando mais saúde, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável no município. A Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), com intuito de trazer para reflexão a importância da água tratada, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Águas de Ariquemes, realizou na última terça-feira (05.06), no auditório da faculdade, uma palestra sobre o monitoramento da qualidade da água.

Cerca de 70 acadêmicos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Agronomia, Biologia, Física e Gestão Ambiental, participaram da palestra, conduzida pelo Diretor -executivo da Nascentes do Xingu de Rondônia, Mestre em Química, Robson Cunha. No encontro, foi apresentado a legislação vigente dos parâmetros de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde, as etapas que compõem o tratamento da água, iniciando na captação até a rede de distribuição, bem como o monitoramento da água tratada que são realizados de hora em hora na Estação de Tratamento de Água – ETA Rio Jamari. No final os alunos tiveram suas dúvidas respondidas sobre a contaminação dos poços e cisternas domésticas, causadas pelas fossas sépticas, e novas implantações de rede.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Felipe Cordeiro Lima, a instituição tem a responsabilidade de preparar profissionais conscientes e, ressalta que a parceria com a concessionária facilita o acesso a informação, proporcionando o conhecimento prático na área do saneamento. “A palestra desta noite, proporcionou ótima aprendizagem, foi perceptível o interesse pelo assunto, a intenção é realizar mais palestras e abrir para comunidade participar”, contou.

“É triste saber que somente 40% da população de Rondônia tem acesso a rede de água tratada e pouco mais 6% a sistema de coleta e tratamento de esgoto, trazer assuntos como este para serem debatidos no meio acadêmico é fundamental na conscientização e quebra de paradigmas”, contou a aluna do terceiro período do curso de Engenharia Ambiental e Sanitarista, Aline Fernandes.

VISITA TÉCNICA –  A Estação de Tratamento de Água – ETA Rio Jamari, receberá no próximo sábado (09.06), a visita dos alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da FAEMA. O coordenador de operações da Águas de Ariquemes, Marcelo Cazuza, conduzirá a atividade explicando o funcionamento da estação, e de forma prática como são realizadas as análises da água no laboratório. A ação faz parte das atividades socioeducativas da Semana do Meio Ambiente da Águas de Ariquemes.

Para mais informações sobre as ações desenvolvidas pela Águas de Ariquemes, acesse www.aguasdeariquemes.com.br

 

Share Button