Com o objetivo de levar informações sobre os benefícios da água e esgoto tratados, além de estimular boas práticas quanto ao uso sustentável e racional da água, os estudantes da Escola Municipal Maria Gregória Ortiz Cardoso participaram de um concurso lançado pela Águas de Porto Esperidião. De forma dinâmica e interativa, eles tiveram que montar maquetes que representam os sistemas de abastecimento e coleta e tratamento de esgoto no município.

A atividade foi desenvolvida na disciplina de Ciências para os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da instituição e orientada pela professora Lilliam Wollf. Com auxílio da educadora, cada grupo criou sua estação de tratamento de água e esgoto conforme entendeu em sala de aula. Para a educadora, a atividade complementou o processo de ensino e aprendizagem, além de orientar os estudantes sobre o consumo consciente e a preservação ambiental.

“Gostamos muito de participar desta iniciativa da concessionária. Foi um aprendizado e estímulo para os alunos, pois eles pesquisaram bastante sobre o funcionamento das estações de tratamento de água e esgoto. Com a atividade, eles também aprenderam a importância destes sistemas para a preservação do meio ambiente e saúde da população. Os alunos estão animados para o próximo ano”, disse a professora.

A premiação dos trabalhos levou em conta critérios como criatividade, adequação ao tema e estética. A maquete vencedora foi construída pela aluna Giovana Emanuelly Brito de Lima e Silva, do 8º ano do Ensino Fundamental.  Os alunos que participaram da atividade ainda terão um momento de interação e a oportunidade de conhecer as instalações da Águas de Porto Esperidião.

O supervisor da concessionária, Mário Zan, acompanhou a apresentação do resultado das maquetes na escola e, ressaltou a importância de abordar a questão ambiental, saúde pública e mostrar como é o trabalho realizado pela concessionária no município. Segundo ele, a iniciativa ainda permitiu trabalhar a criatividade dos alunos e reforçar o conhecimento de uma forma divertida.

“É gratificante ver o empenho dos estudantes, o resultado foi surpreendente. Foram apresentados trabalhos criativos, com ideias muito boas. É uma oportunidade também de compartilhar esse conhecimento para a família e comunidade. Queria agradecer a todos os alunos que participaram desta atividade e, ressaltar que a Águas de Porto Esperidião está de porta abertas para receber a comunidade estudantil e outros grupos para conhecer um pouco mais sobre nosso trabalho no município”, destaca o supervisor da empresa.

Para mais informações sobre os trabalhos, projetos e ações desenvolvidas pela concessionária, acesse www.aguasdeportoesperidiao.com.br

Maquete vencedora

Share Button