Sensibilizar os estudantes sobre a importância do saneamento básico é uma das propostas dos programas Saúde Nota e Sanear é Viver, desenvolvido pela Águas de São José em parceria com Assessoria de Educação (Seduc). A iniciativa visa despertar nas novas gerações a importância do consumo consciente, utilização da água tratada para saúde e preservação ao meio ambiente.

A primeira instituição atendida foi a Escola Estadual Anísio José Moreira, que recebeu nos dias 17 e 18 de abril, palestras educativas que abordaram de forma interativa temas como o tratamento da água distribuída no município, os perigos do consumo da água proveniente de poços domiciliares, além de reforçar o papel de cada um para a preservação da natureza.

A ação, que beneficiou mais de 570 alunos, inclui também a realização de um concurso cultural e os estudantes são convidados a produzir desenhos, frases e redações com o tema “Água e Esgoto Tratados: Saúde para todos”. Os alunos também receberam revistas educativas que estimulam a busca de informações sobre o saneamento básico para realizar a atividade. Os melhores trabalhos serão premiados na etapa final do projeto, que levará até a escola apresentações teatrais educativas.

A aluna Mariane Patrícia Brasil, 9 anos, disse que aprendeu muitas coisas boas e irá economizar a água em casa. “Gostei muito, sei que devemos beber água tratada para manter a saúde”, ressalta.

De acordo com a coordenadora da instituição, Tereza Cristina dos Anjos Vaez, a palestra apresentou um conteúdo acessível e ensinou lições valiosas paras os alunos. “Nós gostamos muito de receber o projeto. Já trabalhamos com conteúdo educativos em sala de aula e os assuntos abordados reforçam o aprendizado dos estudantes, que irão repetir as ações de conscientização dentro de casa”, destaca.

Já o Programa Sanear é Viver é voltado para os professores e incentiva a realizar planos de aula sobre os benefícios do saneamento, aliando o tema às disciplinas aplicadas. O encontro realizado na última segunda-feira (17.04) reuniu cerca de 30 educadores e o melhor projeto com aplicabilidade em sala será premiado.

Share Button